Sugestão de Aula Descobrimento do Brasil para Educação Infantil Pedro Alvares Cabral na Caravela
Falar sobre Descobrimento do Brasil turmas de e realizar atividades lúdicas não é tão difícil quanto parece.
Eixos de trabalho: Sociedade e Natureza, Matemática Linguagem.
Objetivos:
Com esta sugestão de aula com atividade super gostosa você vai compreender que este importante fato histórico pode proporcionar momentos muito interessantes para o trabalho de competências e habilidades na Educação Infantil.Montaremos um quadrinho de descobrimento utilizando, tesoura, cola, papel e figuras geométricas.
Eixos de trabalho: Sociedade e Natureza, Matemática Linguagem.
Objetivos:
- Conhecer a história do Descobrimento do Brasil de forma lúdica;
- Introduzir o conceito de conjuntos;
- Nomear e reconhecer formas geométricas;
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Estimular o desenvolvimento da oralidade;
- Confeccionar painel sobre descobrimento do Brasil.
Estratégias:
Etapa 1: Partindo do mapa conceitual da turma, peça que identifiquem o Brasil , que está dentro do planeta Terra que está dentro do sistema solar.
Etapa 2: Falar sobre os primeiros habitantes do Brasil e colocar música Tu tu pi do Cocoricó para que a turma cante e dance junto.
Etapa 3: Falar sobre como o Brasil foi descoberto contando a história utilizando flanelógrafo ou papel metro. Contamos fazendo colagem
O que Cabral Descobriu?
Um dia, um homem chamado pedro Alvares Cabral saiu de um país chamado Portugal com sua esquadra. Esquadra é um grupo de navios, tá?
A esquadra de Cabral tinha 13 navios.E estes navios eram chamados de caravelas.
Até que um homem avistou um monte, que depois foi chamado de monte Pascoal. Por causa da páscoa mesmo, viu!
O homem gritou:
- Terra á vista!
Todo mundo correu para ver.... Foi um alvoroço!
A terra era O Brasil.
E agora.. O que vocês acham que Cabral descobriu?
ISSO MESMO... ELE DESCOBRIU O BRASIL
Etapa 1: Partindo do mapa conceitual da turma, peça que identifiquem o Brasil , que está dentro do planeta Terra que está dentro do sistema solar.
VEJA COMO MONTAR O MAPA CONCEITUAL AGORA
Etapa 2: Falar sobre os primeiros habitantes do Brasil e colocar música Tu tu pi do Cocoricó para que a turma cante e dance junto.
Etapa 3: Falar sobre como o Brasil foi descoberto contando a história utilizando flanelógrafo ou papel metro. Contamos fazendo colagem
O que Cabral Descobriu?
Um dia, um homem chamado pedro Alvares Cabral saiu de um país chamado Portugal com sua esquadra. Esquadra é um grupo de navios, tá?
A esquadra de Cabral tinha 13 navios.E estes navios eram chamados de caravelas.
Vá colando caravelas previamente preparadas no papel metro e contando até que tenham 13.
Os navios traziam nas velas a cruz de malta.
Esta cruz vermelha que também aparece no uniforme do time do Vasco da Gama Né?
Cole a cruz e a camisa do time.Foi uma viagem difícil e demorada.Muito cansativa mesmo!Eles não tinha água gelada, nem comida fresquinha como a da merenda aqui da escola ou a que a mamãe prepara em casa para vocês.
O que vocês acham que eles comiam na viagem?Eles deviam estar bem desanimados de ficar só comendo aquilo e vendo água e mais água, céu e mais céu.
Vá colando imagens do que eles comiam.
Até que um homem avistou um monte, que depois foi chamado de monte Pascoal. Por causa da páscoa mesmo, viu!
O homem gritou:
- Terra á vista!
Todo mundo correu para ver.... Foi um alvoroço!
A terra era O Brasil.
E agora.. O que vocês acham que Cabral descobriu?
ISSO MESMO... ELE DESCOBRIU O BRASIL
Autoria Gi Barbosa
Etapa 4: Abrir roda de conversa sobre a história e Propor que as crianças reproduzam a cena do descobrimento .
Nenhum comentário:
Postar um comentário